sábado, 13 de novembro de 2010

Intinerâncias em currículo, docência e práxis pedagógica: Compreender a formação

Era dia 11 de novembro de 2010...



A minha volta da entrevista (5a fase do processo seletivo para acesso ao Mestrado em Educação e Contemporaneidade) na UNEB em Salvador. Uma viagem recheada de pensamentos, planos e projetos; Reflexões sobre o que já fiz, o que não fiz e deveria ter feito e, principalmente por tudo que ainda posso fazer, inclusive hoje hoje - agenda transbordadando. 
A chegada em Irecê, as quatro da manhã e o meu trajeto da rodoviária a minha casa, a pé - aproveitar para sair um pouco do sedentarismo. Banho e cama, para depois ir para Hidrolândia observar as oficinas articulares orientadas por mim aos professores-alunos do curso de Pedagogia da Plataforma Freira.
Fazem mais de vinte anos que estive em Hidrolândia - a vila do municipio de Uibaí. O motorista vem mim apanhar mais sedo do que o combiinado... eu estava lendo uma monografia para dar o parecer, precis1o continuar lendo no próprio transporte, mas sem deixar de ver as pessoas, sentir os cheiros de lugares tão faliliares, a passagem por Presidente Dutra - cheiro das flores de pinha, manga e umbú; o verde único das plantações de pinha em curva de linha.
Depois do povoado de Canoãozinho a paisagem muda, já é território de Uibaí, outras cores com destaque para os plantios de mandioca e mamona, mas os umbuzeiros e mangueiras permanecem.
Finalmente em Hidrolândia, escola de educação infantil Sossego da Mamãe, os pais chegando com os seus filhos, a pé ou de bicicleta; o ritual de entrada na famosa filinha indiana; cada turma para a sua respectiva sala. E o pátio todo organizado com a exposiços brinquedos construídos ao longo da semana com materiais de sucata. Na cumiãncia das oficinas, as quatro turmas irão manusear coletivamente os brinquedos novos. E, a abertura foi com um tearro de bonecos em as professores deram vida aos bonecos para explicar a importãncia da reciclagem a partir das confusões bem humioradas da coleta de sucata pelos estudantes para confeccionar os brinquedos.
Um verdadeiro festival, bilboquês e os seus desafios, o quebra-cabeça de garrafa pet; o balangandan e os seus efeitos de arco-íris; o vai-e-vem; enfim, jogos que ensinam, adultos e crianças que ensinam e aprendem ludicamente.
Volta para casa, leitura de uma monografia de uma especializaçào, detecção de plágio, tentativa de contato sem sucesso com a orientadora para suspender a banca...
A tarde no CETEP, recepção calorosa devido a volta da entrevista?! não - confundiram a data do meu aniversário, até presente ganhei. Rotina do financeiro, pagamentos a fornecedores etc e tal.
As dezessete horas, UNEB e a banca de defesa de monografia que não aconteceu devido ao plágio. A banca deu mais um tempo para que o estudante pudesse adequar o seu trabalho aos critérios da academia e as normas da ABNT.
Finalmente, dezenove horas, Curso de Currículo, Docência e Práxis Pedagógica no Ensino Médio. A organização do evento - simpósio ou coloquio, coloquio. Local, cartaz, arte da camisa... tudom encaminhado, então vamos para a apresentação e discussão a partir e sobre o texto Compreender a formação e a formaçao pela compreensão: para além das simplificações de autoria do Prof. Dr. Roberto Sidnei Macedo.

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