domingo, 4 de outubro de 2009

Linguagens e Educação: síntese do primeiro encontro

O primeiro encontro na turma de Pedagogia - noturno - do 5º período aconteceu no dia 23 de setembro de 2009.
A turma é composta por 50 alunos, dois quais 41 estiveram presentes.
1º momento: Iniciamos com as tradicionais apresentações, que para muitos, parece uma mera perda de tempo, mas que é uma atividade muito significativa para a composição de um perfil da turma, ainda que provisório. A turma, como não poderia deixar de ser, é muito heterogenia, demonstrando a sua diversidade desde a identificação ou falta desta para com o curso; inclusive com declarações explícitas de alguns alunos de que não gostam do curso e nem era isso que queriam fazer; no entanto, outros tantos cursam Pedagogia por opção mesmo e alguns no decorrer dos estudos passaram a gostar.
A diversidade aparece com bastante ênfase tambem em relação ao municipio de origem dos estudantes, contemplando vários municipios do Teritório de Identidde de Irecê e até de outros territórios; bem como, a demonstração de que muitos já possuem experiências no magistério, mas que boa parte da turma ainda não passou por estas vivências de docência.
Enfim, é uma turma que, no geral, possui boas expectativas para com a disciplina, o que espero corresponder, na medida do possível.
2º momento: apresentei em datashow uma clip com o poema Eu, etiqueta de Carlos Drummond de Andrade, o qual não apareceu todo, mas eu continuei com a letura. Fizemos algumas re flexões sobre o conteúdo do poema com foco nas linguagens que aparecem.
3º momento: Na sequência, a turma foi dividida em trios para os quais foi distribuido o texto Concepções de Linguagem de autoria de Ana Paula B. V. da Silva. Após um tempo de leitura e discussão sobre o texto, os trios socializaram as principais idéias e as debateram, o que evidenciu as três abordagens da linguagem: como comunicação, como representação e/ou equanto prática social.
Neste dia, estava previsto um momento para utilizar o laboratório de informática para a criação do blog, mas o tempo foi insuficiente.
Bem, agora chegou o momento de você aluno/a também deixar suas impressões do nosso primeiro encontro mediados pela Linguagem. Este espaço é seu: comente.

7 comentários:

  1. Olá professor e turma do 5º semestre de pedagogia, meu nome é Lenilson e estou feliz em participar de mais ese espaço interativo. Bem, acompanhei a 1ª aula dessa disciplna e gostei do conteúdo passado pelo profesor, que me pareceu uma pessoa com bastante bagagem para gerir conhecimentos na área tratada. Outro elogio a ser feito é a criação desse canal de debates e relacionamentos da turma, que proporcionará uma maior possibilidade de exposição de idéias que muitas vezes não são expressadas na sala de aula por motivos diversos. Parabéns ao professor Márcio pela idéia e iniciativa, acredito que temos uma pessoa que realmente acrescentará muito na nossa formação.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite a todos!Eu,Andreza,quero confessar que,apesar de nãodominar a tecnologia, gostei da idéia d avaliação do professor com a criação do blog, pois, como disse o colega,poderemos nos expressar melhor e com mais calma,portanto,acredito que terá um ótimo rendimento.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia pessoal!Apesar de sentir algumas dificuldades em relação as novas tecnologias, estou contente em participar de mais uma etapa deste processo interativo por meio das novas tecnologias é sempre um desafio a ser ultrapassado como tudo na vida. Professor Mácio, estou muito satisfeita com esse método de avaliação proposto pela sua disciplina, espero obter êxito nas atividades propostas e boa sorte a todos!!!!! Izabel Feitosa.

    ResponderExcluir
  4. Olá professor e turma! Bem, infelizmente não estive presente na primeira aula, por dificuldades que me são comuns por residir a 100 km de Irecê. Os colegas sabem dessa minha luta para prosseguir com minha graduação.

    Professor, chamo-me Flávia e moro em Mulungu do Morro, sou casada e tenho uma filhinha linda chamada Júlia, sempre trabalhei com educação e acredito não saber(ou não querer) fazer outra coisa, por isso a minha opção foi o curso de pedagogia. Esta é a apresentação que não pude fazer no 1º dia de aula, mas acredito que seja válido também.

    Finalizo esperançosa de poder contar com a compreensão do professor em relação às minhas dificuldades.

    Até mais!

    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  5. olá, professor, tive no primeiro encontro por isso acho desnecessário outra apresentação, mesmo assim vou relembrar, moro em Lapão, sou casada tenho uma filha linda de 4 anos e estou a espera de outra menina. Quero deixar claro que gostei da forma como o professor avaliará a turma, e pelo o novo momento a qual nos proporcionou, pois até entao não sabia nada sobre bloggs. Porém peço que seje tolerante comigo pois nao consigo postar as sinteses das aulas, estou encontrando muita dificuldade.

    ResponderExcluir
  6. Olá professor, sou Fabiana Ramos, quero me desculpar pela demora de postar as minhas sínteses, mas é por que tive no início um pouco de dificuldade, bem como por questão de tempo, mas agora eu espero estar assídua com as minhas atividades.
    Gostaria também de pedir um pouco de compreensão por parte do professor com relação as postagens das minhas sínteses e a minha frequência, visto que devido a minha gestação muitas vezes me sinto um pouco indisposta, bem como outros sintomas próprios da gravidez.
    Estou gostando da disciplina, onde tem muitos assuntos pertinentes, embora haja tambem aqueles que não entendo muita coisa, mas faz parte do nosso processo educativo.

    Atenciosamente,

    Fabiana Ramos

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, professor e turma!
    Professor, gostaria muito de ter assistido a sua primeira aula, mas por motivo de força maior tive que perdê-la.Mas desde já, depois de ler a sua síntese sobre a mesma percebo que foi uma ótima aula, a qual foi com muita certeza, enriquecida com o poema de Carlos Drummond de Andrade, "Eu, etiqueta", e com o texto "Concepções de linguagem", os quais sem dúvida geram diversos comentários e discurssões, pois se fazem bastantes pertinentes, às formas de ser, viver, conviver e se comunicar na sociedade desde os primórdios e principalmente nos dias atuais. Esta disciplina com certeza nos trouxe uma grande oportunidade de refletir sobre as diversas formas de linguagens, e principalmente de repensá-la sobre as suas reais intenções, e fico triste por não ter tido mais tempo e disponibilidade para me engajar mais e interagir. Obrigada professor, por toda compreensão. Maria Alcione.

    ResponderExcluir