quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Encontro de 14/10/09

Para esta data estava programada a exibição do filme Espelho d'água com o objetivo de identificar as linguagens evidenciadas nesta produção cinematográfica, bem como as possiveis relações entre essas linguagens.
Refletir sobre a linguagem cinematográfica e as possibilidades do uso didático e pedagógico desta linguagem.
Entretanto, diante da oportunidade da turma assistir a palestra e apresentações das ações e projetos do CAPS - Centro de Atendimento Psicossocial de Irecê articulado pela professora Maria da Conceição, do Componente Curricular Educação Especial, a aula foi direcionada para esta temática, uma vez que cada vez mais o Pedagogo e o Professor precisa está afinado com as propostas de inclusão de alunos portadores de deficiências, que seja visual, auditiva, física ou outra nas classes comuns.
A partir dos esclarecimentos apontados pelos palestrantes do CAPS e a apresentação do Projeto De perto ninguém é normal, percebe-se a fundamental importância da linguagem artística aliada as linguagens científicas de uma equipe multidisciplar para o acolhimento e tratamento de portadores de deficiência mental, numa perspectiva contrária a utilizada pelos manicômios.
Nesta perspectiva, a atividade do blog consiste em escrever uma síntese sobre a temática apresentada no encontro e a importância da linguagem, enquanto elemento de mediação no processo de reabilitação e ou tratamento dos portadores de deficiência mental.
Para a turma do 4° período pensar sobre as possibilidadades de avaliação no trabalho com deficientes mentais. Refletindo sobre as questões: seria possivel a realização da avaliação tradicional? E o portfólio, poderia ser utilizada com estes sujeitos?
Saudações linguistico-avaliativas!!

7 comentários:

  1. Professor, sinti muito por não participar dessa oportunidade de conhecer de perto uma proposta como essa que inclui deficientes mentais na sociedade. Outro dia li alguma coisa sobre a psiquiatra Nise da Silveira que manifestou-se radicalmente contra às formas de tratamento de sua época que entre outras coisas incluia o confinamento dessas pessoas em hospitais psiquiátricos. Acredito que com a medicação e acompanhamento da família o deficiente mental pode sim ser integrado à sociedade.
    Quanto a avaliação acredito que a forma mais eficiente de avaliar alunos com essa deficiência é o portfólio até porque a LDB garante a essas pessoas a terminalidade dos estudos e como o progresso deles se dá de forma diferente faz-se necessário o registro.

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  2. Verdade, através dos autoregistros e dos registros das pessoas que acompanham pessoas com deficiência mental amplia-se a possibilidade de conhecimento e intervenção para uma melhor integração social.

    Saudações

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  3. http://avaliacaoeeducacao.blogspot.com/
    oi prof. ta aqui o endereço do meu blog por favor entre e comente..........
    bjosssssss boas ferias
    tatiane 4ºsemestre

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  4. http://textosecolecoesporfernanda.blogspot.com/
    oi prof ta aqui o endereço do meu blog por favor entre e comente...
    bjss
    fernanda brito 4°semestre

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  5. Profº o meu endereço é www.educacaoeavaliacao-dantas.blogspot.com
    as postagem estaram disponiveis a partir de quarta-feira 03/03

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  6. oi prof. ja coloquei mais algumas coisas no meu blog tá............
    Dê uma olhada ok....
    bjosssssssssssss
    até mais

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