sexta-feira, 27 de maio de 2011

O manifesto do partido comunista - Marx e Engels

O manifesto do partido comunista foi escrito em Londres por comunistas de várias nacionalidades, o qual contempla reflexões e proposições sobre as relações e contradições entre burgueses e proletários; proletários e comunistas; a literatura socialista e comunista nos aspectos: socialismo reacionário como o socialismo feudal, pequeno burgês e alemão ou "verdadeiro socialismo";  socialismo conservador ou burguês; e, o socialismo e o comunismo utópicos e críticos; posição dos comunistas frente aos diferentes partidos de opisição.
Marx e Engels em burgueses e operários afirmam que a história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história de lutas de classe. Neste sentido, aprsentam vários exemplos de lutas de classe. E, referem-se ao Estado representativo moderno, cujo governo é um comitê para gerir os negócios comuns de toda a classe burguesa.
Manifestam ainda que a burguesia impelida pela necessidade de mercados, sempre novos, invadem todo o globo. Necessita estabelecer-se em toda a parte, explorar em toda a parte, criar vínculos em toda a parte. Nesta perspectiva, evidenciam ainda, que a burguesia submeteu o campo à cidade, os povos camponeses aos povos burgueses. Enfim, concentrou a propriedade em poucas mãos.
Afirmam que o proletariado é uma classe verdadeiramente revolucionária, das que enfrentam a burguesia. Uma vez qua a condição da burguesia é a de acumulação das riquezas nas mãos dos particulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário