sábado, 27 de novembro de 2010

Inscrição para Educação Profissional CETEP Irecê

No período de 29/11 a 10/12/2010, pessoas que concluiram o Ensino Médio na escola pública poderão participar do sorteio eletrônico para ingresso em um dos cursos do CETEP Irecê no site: www.sec.ba.gov.br/inscricacaosorteio .

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Currículo, docência e práxis pedagógica no Ensino Médio: conceito de currículo

Em 11 de setembro de 2010

No encontro deste dia, foi-nos proposto escrever o que compreendiamos por currículo. Nesta perspectiva, cada participante do curso trouxe a sua ou as suas concepções de currículo constituindo um verdadeiro mosaico currícular. Nessas concepções, a visão de currículo oculto veio à tona, a qual permeia a educação escolar e a nào escolar; assim como, a a visão de currículo como disciplinas escolares; currículo como prática social e outros.
Na sequência, a professora formadora distribuiu pela sala pequenos textos escritos por professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/UFBA - textos estes que configuraram a etapa da prova escrita do processo seletivo do referido programa.
Ao distruibui os textos, fiquei feliz ao ler o texto da professora Dra. Vera Fartes, a qual foi orientadora da minha monografia na especialização em Administração Pública em 1998.
A minha concepção de currículo se aproximou com a concepção da profa. Dra. Maria Rosi, em primeira instância por levar em consideração o principio ou aspecto fundante do cuurrículo que é o percurso formativo, o qual está relcionado com a questão do movimento, ou seja, a dinamicidade em se constitui o próprio currículo.
Em relação à concepção de currículo da Prof. Dra. Vera Fartes, embora não tenha contemplado na minha escrita, compreendo que o currículo também seja esse espaço permanente de tensão entre múltiplos discursos pedagógicos que, como afirma Fartes, produzem novos sentidos às finalidades sociais das profissões no mundo contemporâneo.
Concordo ainda, com a concepção de currículo proposta pelo Prof. Dr. Roberto Sidinei Macedo, o qual afirma que o currículo seja um campo de contestação, uma arena política na qual os atores sociais lutam por seus objetivos.
Bem, mas temos um curso inteiro para mudar ou afimar pontos de vistas e concepções.

Currículo, docência e práxis pedagógica: impressões iniciais

10 de setembro de 2010 - Início do Curso de Currículo e Práxis Pedagógica

A oportunidade de cursar o Curso de Currículo e Práxis Pedagógica no Ensino Médio é muito gratificante para mim, porém desafiadora. O desafio não é somente porque tenho que dar conta de escrever um diário reflexivo, o qual deve se configurar em uma escrita do eu crítica e reflexiva relacionada com as vivências e experiências no decorrer do referido curso, mas também devido as condições humanas espiturias e materiais em que me encontro.
Atualmente, encontro-me mergulhado em um turbilhão de afazeres e muitas outras possibilidades. Primeiro, que exerço a função de vice-diretor administrativo-financeiro do CETEP Irecê - Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê - na qual são oferecidos cursos técnos-profissionalizantes integrados ao Ensino Médio e Subsequente; Segundo, a função de professor substituto do DCHT - Campus XVI da UNEB; Terceiro, de função de tutor de sala do Curso de Pedagogia - na modalidade presencial conectado; Quarta, coordenador do Curso de Pedagogia em Presidente Dutra - pela Plataforma Freire em parceria com a UNEB. Atividades estas, que exigem uma escrita constante.
Em relação aos mesu possíveis, e que também são exigências - estou retomando o meu projeto de pesquisa A homossexualidade no discurso de gestores escolares: neutralidade, fortalecimento ou combate da dicriminação para conclusão do curso de Especialização em Estudos Linguísticos e Literários no DCHT Campus XXIV em Xique Xique. Pesquisa esta, que já está em desenvolvimento, mas atrasada.
No campo das possibilidades, finalmente estarei parcipando do processo seletivo para o mestrado em Educação e Contemporaneidade, no qual já cursei duas disciplinas como aluno especial. O projeto com qual concorrerrei será Território de Identidade e Educação Profissional: um estudo de caso no CETEP/ESAGRI em Irecê.
Assim, começa a minha tessitura na tragetória do presente curso de currículo.

domingo, 14 de novembro de 2010

Currículo, docência e práxis pedagógica: rumo à compreensão da formação

Dia 11/11/2010

Foram socializadas e discutidas as atividades do texto do livro Compreender a formação: o fundante da educação do prrofessor Dr. Roberto Sidnei Macedo.
Concluimos a arte das camisas e a confecção dos cartazes para divulgação do evento.

Dia 12/11/2010

Analizamos as orientações curriculares para o Ensino Médio.

sábado, 13 de novembro de 2010

Intinerâncias e fractais: impressões sobre a entrevista / seleção

10 de novembro de 2010

Ansiedade, apreensão, responsabilidade, mas uma noite de viagem sem conseguir dormir no ônibus. Chegar a Salvador rever meus filhos. Andar de ônibus nessa cidade... apesar de dez anos de afastamento ainda tão familiar. Após, os abraços

Intinerâncias em currículo, docência e práxis pedagógica: Compreender a formação

Era dia 11 de novembro de 2010...



A minha volta da entrevista (5a fase do processo seletivo para acesso ao Mestrado em Educação e Contemporaneidade) na UNEB em Salvador. Uma viagem recheada de pensamentos, planos e projetos; Reflexões sobre o que já fiz, o que não fiz e deveria ter feito e, principalmente por tudo que ainda posso fazer, inclusive hoje hoje - agenda transbordadando. 
A chegada em Irecê, as quatro da manhã e o meu trajeto da rodoviária a minha casa, a pé - aproveitar para sair um pouco do sedentarismo. Banho e cama, para depois ir para Hidrolândia observar as oficinas articulares orientadas por mim aos professores-alunos do curso de Pedagogia da Plataforma Freira.
Fazem mais de vinte anos que estive em Hidrolândia - a vila do municipio de Uibaí. O motorista vem mim apanhar mais sedo do que o combiinado... eu estava lendo uma monografia para dar o parecer, precis1o continuar lendo no próprio transporte, mas sem deixar de ver as pessoas, sentir os cheiros de lugares tão faliliares, a passagem por Presidente Dutra - cheiro das flores de pinha, manga e umbú; o verde único das plantações de pinha em curva de linha.
Depois do povoado de Canoãozinho a paisagem muda, já é território de Uibaí, outras cores com destaque para os plantios de mandioca e mamona, mas os umbuzeiros e mangueiras permanecem.
Finalmente em Hidrolândia, escola de educação infantil Sossego da Mamãe, os pais chegando com os seus filhos, a pé ou de bicicleta; o ritual de entrada na famosa filinha indiana; cada turma para a sua respectiva sala. E o pátio todo organizado com a exposiços brinquedos construídos ao longo da semana com materiais de sucata. Na cumiãncia das oficinas, as quatro turmas irão manusear coletivamente os brinquedos novos. E, a abertura foi com um tearro de bonecos em as professores deram vida aos bonecos para explicar a importãncia da reciclagem a partir das confusões bem humioradas da coleta de sucata pelos estudantes para confeccionar os brinquedos.
Um verdadeiro festival, bilboquês e os seus desafios, o quebra-cabeça de garrafa pet; o balangandan e os seus efeitos de arco-íris; o vai-e-vem; enfim, jogos que ensinam, adultos e crianças que ensinam e aprendem ludicamente.
Volta para casa, leitura de uma monografia de uma especializaçào, detecção de plágio, tentativa de contato sem sucesso com a orientadora para suspender a banca...
A tarde no CETEP, recepção calorosa devido a volta da entrevista?! não - confundiram a data do meu aniversário, até presente ganhei. Rotina do financeiro, pagamentos a fornecedores etc e tal.
As dezessete horas, UNEB e a banca de defesa de monografia que não aconteceu devido ao plágio. A banca deu mais um tempo para que o estudante pudesse adequar o seu trabalho aos critérios da academia e as normas da ABNT.
Finalmente, dezenove horas, Curso de Currículo, Docência e Práxis Pedagógica no Ensino Médio. A organização do evento - simpósio ou coloquio, coloquio. Local, cartaz, arte da camisa... tudom encaminhado, então vamos para a apresentação e discussão a partir e sobre o texto Compreender a formação e a formaçao pela compreensão: para além das simplificações de autoria do Prof. Dr. Roberto Sidnei Macedo.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Intinerâncias em currículo e práxis pedagógica

Viver e não ter a vergonha de ser um eterno aprendiz como chamou atenção o saudoso Gonzaguinha é o que melhor reverborou no meu corpo de memórias para retomar a escrita, ou melhor, sistematizar a escrita desse diário, que na verdade não será um diário comum, pois a exemplo do que tenho aprendido nos próprios estudos sobre currículo e formação, o conhcecimento é construido aos saltos, ao modo do funcionamento do nosso próprio pensamento que linka e estabelece relações entre acontecimentos que se apresentam como se não pudessem ter relações entre si.
Em 05 de novembro de 2010, vivi uma experiência significativa ao assistir ao filme A casa dos espíritos que traz muitas questõies para a nossa reflexão. Este filme conta a hist´ria da revolução chilena a partir da história de uma familia, cuja narração é baseada no diário de uma das personagens.